Cases

Fraude de Boleto

CASE 1

Grande empresa do ramo de educação teve o seu servidor de geração de boleto invadido, no qual o bandido havia alterado o código de barras (campo cedente da linha digitável) e, antes do vencimento já havia voltado à configuração original.

Após o cliente descobrir o problema, contratou a equipe da BS que conseguiu recuperar os fragmentos do código utilizado na fraude e, com isso, o cliente pode fazer um boletim de ocorrência para tentar reaver o dinheiro perdido e tentar identificar as pessoas suspeitas.

CASE 2

Um grupo de empresas foi vítima de uma fraude de boleto no qual os clientes recebiam um e-mail com origem um endereço eletrônico parecido com o original e dizendo para que fosse atualizado o boleto antigo. Enviavam juntos a cópia da Nota Fiscal e, os dados dos boletos eram idênticos nos campos valores e data de vencimento, sendo assim vários  clientes acabaram caindo na fraude causando grande prejuízo ao grupo.

A BS foi contratada para identificar o incidente e, através de um trabalho de investigação forense computacional, junto com a realização de alguns testes de invasão, percebemos uma vulnerabilidade no servidor de ERP da empresa que, explorando esta fragilidade, era possível fazer o download dos boletos e notas fiscais dos clientes pela Internet. Após a correção, que foi fornecido pela BS, o cliente não teve mais problema.